quinta-feira, 12 de outubro de 2017

"O Alienista Machado de Assis."




"O Alienista Machado de Assis."




1 O AlienistaMachado de Assis
2 1. ResenhaSimão Bacamarte foi um grande médico, que decidiu seguir o ramo da psiquiatria; inicia um estudo sobre a loucura e seus graus, classificando-as, escolheu Itaguaí para poder continuar seguindo sua vida, preferindo essa cidade que conta com grande conceito europeu.Casa-se com D. Evarista da Costa, uma senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz, o qual percebe-se que não é bonita nem simpática.
3 Bem recebido pela população, monta na cidade, uma espécie de hospício, onde concebe o nome de “Casa Verde”, por alusão à cor das janelas, que pela primeira vez apareciam verdes; lá pretende executar seus projetos científicos, analisando cientificamente o homem; porém a população não gosta, quando ele decidi por “aprisionar” as pessoas loucas.Pretende separar o reino da loucura do reino do perfeito juízo.
4 No desenrolar do conto, percebe-se que Bacamarte era apenas mais um egoísta, valorizando-se mais e desprezando os outros.Se acha o único reto e sadio, dessa forma ele próprio se internou, onde morreu 17 meses depois.
6 TemaDiferença entre loucura e sensatez.
7 Aspectos que chamaram a atenção.
Não podemos julgar as pessoas pela aparência ou seus atos.O egoísmo diante de Bacamarte.Não se achar o melhor de todos, pois há pessoas que possuem talentos melhores que si próprio.
9 2. Características da obra
Pessimismo.Acha que é o centro do universo.Tem sobre tudo a presença do humor e ironia.Análise psicológica e a crítica social.Montando um micro-realismo, Machado de Assis torna-o cego para questões sociais, se achando o melhor de todos.Entende-se que a literatura machadiana demonstra com expressão os problemas psicossociais.
11 3. Hábitos sociais do séc. XIX
Classe social: BurguesiaHábitos burgueses:Festas – Costumavam ir ao teatro.Outra coisa importante nessa época é que liam muitos livros.Profissões em evidência da época:Médicos, advogados e escritores.
12 4. Análise das personagens
Dr. Simão Bacamarte - é o protagonista da história. Representa a caricatura do cientificista do século. Acabou se tornando vítima de suas próprias idéias, recolhendo-se à Casa Verde por se considerar o único cérebro bem organizado de Itaguaí.D. Evarista - Embora não fosse "bonita nem simpática", o doutor a escolheu para esposa porque ela "reuni condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem", estando apta para dar-lhes filhos robustos, são e inteligentes". Chegou a ser recolhida à Casa Verde, certa vez, por manifestar algum desequilíbrio mental.
13 Porfírio, o barbeiro - Posto que representa a caricatura política
Porfírio, o barbeiro - Posto que representa a caricatura política. Representa bem a ambição de poder, quando lidera a rebelião que depôs o governo legal. Foi preso na Casa Verde duas vezes; primeiro, por Ter liderado a rebelião; segundo, porque se negou a participar de uma Segunda revolução.Crispim Soares - era o boticário. Muito amigo do Dr. Bacamarte e grande admirador de sua obra humanitária. Também passou pela Casa Verde, pois não soube "ser prudente em tempos de revolução", aderindo à causa do barbeiro.
15 5. Há ironia?A ironia de Machado de Assis é notória nesse conto, quando mostra a hipocrisia do ser humano que só pensa em seu próprio prestígio.
16 6. NarradorTipo: Narrador onisciente.Foco Narrativo: O narrador está em conformidade com os princípios da literatura realista; isto é, trata-se de um narrador-onisciente, preocupado com a objetividadeImportância do Narrador: A intenção do narrador é a análise do comportamento humano: vai além das aparências e procura atingir os motivos essenciais da conduta humana, descobrindo, no homem, o egoísmo e a vaidade.
17 7. Justificativa da escolha do título
O Alienista, se dá ao fato de Dr. Simão Bacamarte ser um médico, que ao desenrolar do conto, resolve se especializar na área da psiquiatria.Alienista = Médico especializado em “alienação mental” ou loucura; De forma mais geral, o equivalente do que hoje conhecemos por psiquiatra.
19 Literatura – Profª. Alessandra
GrupoMaurício Nº 22Pedro Nº 24Richard Nº 28Túlio A Nº 33Túlio P Nº34Literatura – Profª. Alessandra1ª Série EM II2011


http://slideplayer.com.br/slide/47431/

Nenhum comentário:

Postar um comentário