sábado, 25 de fevereiro de 2017

DEFICIÊNCIAS MENTAIS de quem são as REGRAS SOCIAIS?

PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL: DE QUEM SÃO AS LIMITAÇÕES?

Enio Rodrigues da Rosa [1]
 No mais novo combate envolvendo a velha polêmica entre as forças sociais tradicionalmente conservadoras, defensoras da segregação das crianças, jovens e adultos com deficiência mental/intelectual nas escolas especiais e as forças progressistas (com certas ressalvas) que defendem a inclusão das crianças, jovens e adultos com deficiência (sem distinção e restrição) nas escolas do ensino comum, de que lado você se posiciona?

  Se tivesse que simplesmente dar uma resposta sem maiores reflexões e análises das implicações que a complexidade desta problemática social histórica exige, no caso das crianças, jovens e adultos com deficiência da classe trabalhadora, eu diria que apesar de todos os problemas existentes, os locais mais apropriados para esses alunos, são as escolas públicas do ensino comum.

  O equivoco desta discussão quando erroneamente polarizada entre dois extremos, sem considerar as inúmeras relações e mediações socioeconômicas, políticas, culturais, ideológicas e mesmo religiosas, é o fato dela deixar de ser uma problemática social produzida historicamente, cuja compreensão e o desvendamento dos fatos e interesses ocultos, dependem de análise cientifica comprobatória, ou pelo menos comparativa, e não de retóricas elaboradas com o objetivo de confundir e ganhar adesão da opinião pública. Quando os defensores das escolas especiais segregadas acusam que as escolas comuns e os professores dessas escolas não estão preparados para educar as crianças, jovens e adultos com deficiência, principalmente mental/intelectual, objeto maior da polêmica, eles fazem uma espécie de jogo de propaganda, procurando induzir a sociedade a acreditar que as escolas especiais e os professores especializados, dessas escolas, estão preparados para educar essas pessoas. Isso parece mais retórica de propaganda de mercadorias, procurando induzir que os consumidores comprem este e não aquele produto no supermercado. É importante ter claro que nós estamos falando de vidas humanas, de sujeitos concretos, de carne e osso.
http://www.todosnos.unicamp.br:8080/lab/links-uteis/acessibilidade-e-inclusao/textos/pessoa-com-deficiencia-mental-de-quem-sao-as-limitacoes/


 

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